terça-feira, 17 de outubro de 2017

AMA Cia de Dança estreia “Um Tango para Juarez”

Apresentações serão nos dias 18 e 19/10, às 20h, no Galpão do Teatro da Ajote. 
Espetáculo é um presente ao artista joinvilense que inspira e dá nome à obra. 
Iniciativa é viabilizada pelo Simdec.



A dança contemporânea, em conexão com as artes plásticas, inspirada pela coletânea “Tangos” do consagrado artista Juarez Machado. Esta é a proposta do novo trabalho que a joinvilense AMA Cia de Dança traz com o espetáculo “Um Tango para Juarez”, criado e dirigido pelo coreógrafo Amarildo Cassiano. A estreia será nos dias 18 e 19/10, às 20h, no Galpão do Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica, e conta com o apoio cultural do SIMDEC – Sistema de Desenvolvimento pela Cultura e Prefeitura de Joinville.

Este é o quinto trabalho que Amarildo cria para a AMA, companhia que fundou em 2007. Para este projeto, o coreógrafo levou seu trabalho para um novo campo de pesquisa traçando um caminho que abraça a obra de um grande mestre de várias artes. A inspiração veio pela peculiaridade na pintura de Juarez que remete muito mais que meramente traços. “Não são só quadros. Não é linear. As formas se apresentam sinuosas, exóticas e causam até uma certa polêmica. Fiquei me alimentando daquela arte e degustando em uma provocação interior. Imaginei a cena por trás: Quem são aquelas pessoas? De onde vêm? Para onde vão?”, externaliza Amarildo.

É sob esta perspectiva que, em cena, corpos e expressões de nove bailarinos vão refletir a intenção do pensar sobre a condição de quem compõe a tela. A dramaticidade do que se vê nos quadros será transposta para a dramaturgia na dança. Os traços, gestos, cores da obra do artista trazem por si só um movimento constante desenhado na sua corporeidade, o que facilita uma tradução fiel de sua obra para os corpos dos bailarinos.

Bruno Sousa, Rafaela Matos, Val Bernardi, Beto Magave, Wiliam Menezes, Thaís Morato, Lucas Aristides, Jean Paradella e Raijane Gama se apropriam desse DNA artístico e o colocam em cadência em um espetáculo envolvente. São 45 minutos em que a expressividade, postura e sensualidade do tango permeará toda a obra, dos passos tradicionais desse gênero incorporados à dança contemporânea à trilha sonora ao vivo, com a participação do acordeonista Alex Reimann. A referência musical passa pelo universo de clássicos de compositores tradicionalistas da Argentina, Uruguai e Letão, como Astor Piazolla (Libertango e Michelangelo 70),  Richard Galliano (New York Tango) e Gidon Kremer, com adaptação de arranjos criada especialmente para este trabalho.

“A obra é um presente a Juarez, que nos alimentou e agora a entregamos como arte-dançada, e ao público, para que se alimente de algo gostoso. Uma retroalimentação de sensibilidade e afeto por meio da Cultura”, frisa Amarildo. O novo trabalho tem como objetivo contribuir para a formação de plateia e mercado para as artes cênicas; popularizar a dança contemporânea na cidade; ampliar a interação da dança com a comunidade e compartilhar com o público o trabalho resultante da pesquisa corporal e de linguagem da AMA Cia de Dança, uma das poucas companhias de Joinville que trabalha de forma independente com ensaios todos os dias.


UM TANGO PARA JUAREZ para estudantes
A estreia do espetáculo também será destinada a um público especial. Além das apresentações agendadas para os dias 18 e 19 de outubro, no Galpão de Teatro da AJOTE, haverá sessão destinada com exclusividade para alunos da rede pública municipal de ensino.
As apresentações serão realizadas durante a tarde, às 15h30, seguidas de rodas de conversa com os participantes sobre o processo de concepção do espetáculo, com o objetivo de contribuir para formação de plateia para a dança e popularizar os conceitos dança contemporânea e suas relações com outros estilos de dança.
A atividade é uma ação de contrapartida social do projeto de montagem de “Um Tango para Juarez”, viabilizado com o apoio cultural do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura. Outra contrapartida será promover uma performance gratuita da companhia no Instituto Internacional Juarez Machado.


Companhia
Criada em 2007. Tem como proposta desenvolver obras completas, estruturadas a partir da constante pesquisa cênica e criação coreográfica. Entre as suas principais características estão: a linguagem contemporânea, a poesia na dança e a presença de bailarinos-intérpretes atuando junto com o coreógrafo na criação dos espetáculos.
O trabalho coreográfico desenvolvido nos últimos anos tem sido fortemente sustentado na literatura, a exemplo das peças “Amarras” (inspirada em João de Jesus Paes Loureiro) e “FP 299” (em Fernando Pessoa); na música, com “Vanera” (tradição regionalista) e, dessa vez, com foco nas artes plásticas (obra de Juarez Machado).


FICHA TÉCNICA:
Direção Geral e Coreografia: Amarildo Cassiano
Direção Executiva: Silvia Bassetto
Ensaístas: Thais Morato e Amarildo Cassiano
Elenco: Beto Magave, Bruno Sousa, Lucas Aristides, Jean Paradella, Rafaela Matos, Raijane Gama, Thaís Morato, Val Bernardi, Willian Menezes
Acordeonista: Alex Reimann (Alex do Acordeon)
Cantora: Rafaela Matos
Cenário e figurino: Beto Magave
Criação de Trilha Sonora: Alex Reimann  e Amarildo Cassiano
Criação e Operação de Luz e Som: Flávio Andrade
Fotografia: Chico Maurente
Imagens: Mídia 4 Filmes
Artes Gráficas: Adriana Reis
Assessoria de Imprensa: Manu Torres



SERVIÇO:

Estreia do espetáculo UM TANGO PARA JUAREZ, da AMA Cia de Dança.

Data: 18 e 19/10/2017

Horário:
*  20h
 Local: Galpão de Teatro da AJOTE – Associação Joinvilense de Teatro, na Cidadela Cultural Antarctica. Rua XV de Novembro, 1383 - América, Joinville.
 Ingressos:
 * Valor: R$ 20, com meia entrada para estudantes, professores e idosos
* Venda: pelo site da http://www.enjoyevents.com.br ou na bilheteria do teatro a partir das 19h30, nos dois dias de apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos saber que você passou por aqui!
Bjs Andréa e Fê.