quarta-feira, 4 de julho de 2018

Abismo Teatro de Grupo realiza quatro apresentações em julho


Espetáculos fazem parte do projeto de circulação do grupo


       
     O Abismo Teatro de Grupo coloca em circulação novamente alguns de seus espetáculos, proporcionando ao público de Joinville apresentações gratuitas. No mês de junho, o grupo levou aos palcos o “Teatro Playback – Sua história vale a cena”. Agora é a vez de “É Real!” e a “Leitura Dramática de Coriolano”, tendo como palco o CEU Papa João Paulo II e a Casa Iririú.
             “Nosso objetivo com a apresentação de cinco espetáculos do repertório do Abismo Teatro de Grupo durante este ano é levar cultura ao público, possibilitando ainda um debate sobre a produção apresentada junto à plateia”, diz Cristóvão Petry, diretor do Abismo. As apresentações realizadas na Casa Iririú contarão com a tradução em libras pela intérprete Márcia Barbosa dos Santos. Todas as apresentações são gratuitas, mas o grupo solicita ao público que participar dos espetáculos na Casa Iririú que traga uma contribuição espontânea para colaborar com a manutenção do espaço.
            Em outubro o grupo volta a circular seus espetáculos, sendo os escolhidos “A Litorina” e “Os Palhaços”. O projeto de circulação é uma realização do Abismo Teatro de Grupo, com apoio da Amorabi (Associação dos Moradores do Bairro Itinga) e patrocínio do SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura), SECULT (Secretaria de Cultura e Turismo) e Prefeitura de Joinville.

Circulação espetáculos Abismo Teatro de Grupo em julho:

Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU Papa João Paulo II
(rua Theonesto Westrupp, s/n – Aventureiro)
- 06 de julho, sexta-feira, às 9 horas: “É Real!”
- 06 de julho, sexta-feira, às 19h30: “Leitura dramática de Coriolano”

Casa Iririú
- 07 de julho, sábado, às 20 horas: “Leitura dramática de Coriolano”
- 08 de julho, domingo, às 18 horas: “É Real!”


Sinopses dos espetáculos:

É Real!
Um coletivo jovem decide fazer teatro e tem um grande dilema. Sobre o que falar? Tendo como ponto de partida a juventude atual, o espetáculo mostra inquietações – o que ser, o que fazer, para onde ir – e questiona o presente. Mesmo com o futuro roubado, uma jovem não desiste da luta. Denuncia e assume seu papel de agente transformadora da sociedade.
Texto: Criação Coletiva
Direção: Cristovão Petry
Atuação: Isadora Dourado, João França, Letícia Helena e Marcos Vicente Jr.
Preparação musical e trilha sonora original: Lausivan Correa
Figurino e Cenário: Regina Marcis e Grupo
Costureira: Neusa Krüger
Cabeleireira: Nara das Tranças
Agradecimentos: Fernando Góes, Carolina Sato
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Leitura dramática de Coriolano
Coriolano é uma tragédia de 1608 do dramaturgo inglês William Shakespeare. Caio Márcio fica conhecido como Coriolano após vencer uma batalha contra os volscos. O texto procura mostrar o jogo de poder e suas diferentes faces, de acordo com a manipulação do povo e as alianças que se formam no decorrer do texto.
A leitura foi realiza para o Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena do SESC, que consiste em promover oficinas com renomados dramaturgos ou diretores de teatro, que em contato com grupos de teatro locais os ajudam a construir leituras dramáticas sobre temáticas específicas do universo da escritura de textos teatrais. O resultado do trabalho é a apresentação de leituras públicas dos textos trabalhados no projeto, e potencialmente, a criação de novos espetáculos nas cidades que desenvolvem o projeto. Na edição de 2016 em Joinville, foi convidado o Prof. Dr. Stephan Baumgärtel (Udesc) e o Abismo Teatro de Grupo (Joinville/SC).
Diretor: Stephan Baumgartel
Atuação: Isadora Dourado, João França, Letícia Helena e Marcos Vicente, Cristovão Petry e Lausivan Correa.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Sobre o diretor: Stephan Baumgartel possui mestrado em Letras Inglês pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1995), doutorado em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. A tese de doutoramento recebeu o Prêmio CAPES 2005. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro, estética teatral e dramaturgia. É idealizador e coordenador do projeto “Encontro com Dramaturgo”, da UDESC, que convida regularmente dramaturgos brasileiros a dar palestras e administrar oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos saber que você passou por aqui!
Bjs Andréa e Fê.