terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Artista de Joinville realiza residência e exposição em cidade coirmã na Suíça


Paulo Lindner está em Schaffhausen, onde mostra obras da série “Cacos da Mata”  
Coincidência ou não, faz exatamente dez anos que um artista de Joinville (Marcos Rück) protagonizou uma residência artística em Schaffhausen, reforçando os laços existentes entre as cidades coirmãs. Agora é a vez de Paulo Lindner reforçar essa relação por meio da arte. Ele está no pequeno município na Suíça, onde mergulha numa produção própria e, em seguida, faz exposição e ministra palestras em escolas locais sobre a Floresta Atlântica e a presença dos suíços em Joinville.  

Conhecido por obras com material reciclável e cunho ambientalista, Lindner tem à disposição o ateliê de um artista da cidade que fica localizado no interior de uma fábrica têxtil desativada. Ali, produzir suas obras para a mostra que inaugura no dia 14 de dezembro e permanece aberta até 27 de janeiro na galeria Vebikus Kunsthalle. Detalhe é que, no mesmo local e período, uma coletiva reunirá obras de artistas locais que se debruçaram sobre o mesmo tema sócio-ambiental que Lindner aborda. O artista pretende produzir pelo menos cinco telas em solo suíço com o acompanhamento e olhar de Anna Kinck, curadora da exposição (foto). 

De Joinville, ele levou 23 trabalhos da série “Cacos da Mata”, 18 deles inéditos, e os demais já apresentados na Alemanha, na França, nos Estados Unidos e no Vaticano. Um deles, chamado “Para onde estamos indo?”, medindo 1,44m x 1,38m, será doado para a prefeitura de Schaffhausen. 

Enquanto a exposição fica em cartaz, Lindner realizará a palestra “A Floresta Atlântica e os Suíços em Joinville” em escolas da cidade. Além disso, ele se comprometeu a ministrar oficinas de arte para crianças na própria galeria, complementando assim o intercâmbio cultural e de conhecimento entre as cidades coirmãs.

Desejamos muito sucesso ao artista!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos saber que você passou por aqui!
Bjs Andréa e Fê.