terça-feira, 5 de junho de 2018

“Xperience – Ciência e diversão” e “Nave Planetária” invadem o Garten

Shopping apresenta exposição interativa que permite vivenciar experimentos científicos e ainda um planetário impressionante

As pessoas passam por experimentos científicos no dia a dia sem se darem conta. Como o carro para quando alguém pisa no pedal do freio? Como o aparelho de ar condicionado resfria o ambiente? E os raios na atmosfera? Como assentar-se num banco de pregos sem se machucar? A partir dessas e outras curiosidades foi criado, o Xperience – Ciência e Diversão, um circuito de 20 aparelhos que interagem com o público transmitindo conhecimento e diversão.

O princípio do cinema, forças centrífuga e centrípeta, órbita dos planetas.  Essas e muitas outras perguntas ligadas às mais diversas áreas da ciência serão respondidas na prática, até o dia 30 de junho, no Garten  Shopping. No “Xperience – Ciência e diversão”, adultos e crianças descobrirão, gratuitamente por meio de aparelhos interativos, as maravilhas da ciência, chegando a ficar literalmente de cabelo em pé.

A gerente de marketing, Michelline Zambon, destaca a importância de promover eventos que proporcionem não apenas lazer no interior do shopping, mas também possam agregar conhecimento e novas experiências as famílias.

Entre os experimentos estão:

Gerador de Van de Graaff – Fique de cabelo em pé com este interessante experimento científico criado por Robert Jemison van de Graaf, em 1929. Quem tocar na esfera da máquina eletrostática ficará com os cabelos arrepiados devido à eletricidade.

História do cinema (praxinoscópio) – Inventado pelo francês Émile Reynaud, em 1877, o praxinoscópio conta com uma sequência de 12 imagens dispostas nas laterais da parte interna de um cilindro, sendo refletidas por um conjunto de espelhos posicionados no centro do aparelho. Ao ser acionado manualmente, o cilindro gira as figuras, dando a ilusão que estão se movimentando, como se fosse um cinema.

Máquina de wimshurst – Os entusiastas pela ciência poderão criar seus próprios raios e se surpreender com a tensão gerada, com a reprodução de uma máquina eletrostática do século 19.

Gruta infinita – A Gruta infinita desafia os olhos e os conhecimentos dos participantes a descobrirem como a ilusão foi criada com uma pequena ajuda da física.

Anel saltante – Esta experiência ilustra a interação entre o campo magnético de uma bobina e a corrente gerada em um anel de alumínio, que é atirado a vários metros de altura, quando o visitante aciona um interruptor.

Banco de Pregos ( Faquir?)  – como é possível assentar-se num banco de pregos sem se ferir ? este é o principio do faquir que você pode experimentar !

Bicicleta geradora – Na ecologicamente correta bicicleta geradora, o público poderá fazer um rádio de carro, um painel de led e um ventilador funcionarem somente com a força gerada pelos pedais.

NAVE PLANETÁRIA  - Entre nesta viagem!!

Em paralelo ao evento Xperience acontece o NAVE PLANETÁRIA, um domo de 100 m2 com projeção em 360º de filmes ligados ao tema dos planetas. Climatizado e com som e imagem digitais o ambiente propicia aos espectadores uma viagem ao Universo, com vários filmes destinados a toda a família. Esta atração terá venda de ingressos, sendo o pacote para duas pessoas R$ 10 e individual R$ 6.

Agende-se
O quê: Exposição XPERIENCE – Ciência e Diversão
Quando: até 30 de junho
Onde: Garten Shopping
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos saber que você passou por aqui!
Bjs Andréa e Fê.