segunda-feira, 17 de julho de 2017

Frágil: desdobramentos possíveis em dança contemporânea

Projeto contemplado pelo Mecenato de 2016 realiza quatro workshops gratuitos sobre processos criativos em dança

Fotos: Rodrigo Arsego

Após estreia em 2016 pelo Prêmio Klauss Vianna da Funarte, o espetáculo "Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir" volta aos palcos, só que desta vez através do projeto "Frágil: desdobramentos possíveis em dança contemporânea", contemplado no Mecenato Municipal de Joinville em 2016. O projeto iniciou suas ações no mês de junho e segue até outubro com ações gratuitas para a comunidade joinvilense. Serão no total dez apresentações do espetáculo Frágil, e, quatro workshops - que serão realizados no mês de agosto, sobre processos criativos em dança (dramaturgia, iluminação, figurino e trilha sonora) e ministrados pela equipe de artistas que integram a ficha técnica do espetáculo.
Letícia Souza é artista, pesquisadora em dança, produtora cultural e recentemente ingressou no Mestrado em Teatro da UDESC com um projeto que justamente pensa estratégias de produzir dança contemporânea em Joinville. Desde 2009 acumula diversos prêmios no Simdec de Joinville. Em 2015 foi contemplada com o Prêmio Klauss Vianna de Dança da Funarte e estreou o solo Frágil. Recentemente fundou a Amora Arte, instituto de pesquisa e produção em arte.

Serviço 1:
O quê: Workshop Frágil
Quando: 05 de agosto de 2017, 9h às 12h (dramaturgia com Anderson do Carmo) e 14h às 17h (iluminação com Flávio Andrade)
Onde: Art Fitness Studio, Rua Itaiópolis 257, bairro América, Joinville.
Quanto: Gratuito. Inscrições através do email: fragildanca@gmail.com
Sobre: Dramaturgia: A oficina procura atravessar mutua e continuamente as ações de dançar, escrever e falar. Objetiva-se iniciar uma discussão crítica sobre o corpo em movimento. Todos os exercícios propostos procurarão ir minando certezas já assimiladas em relação a como se aproximar de uma obra e assim descobrindo jeitos novos de escrever, pensar, debater e criar possíveis dramaturgias em dança.
Iluminação: A função desta oficina é outorgar autonomia para os artistas no pensamento-criação da iluminação cênica. A oficina abordará: explanação de conceitos que abrangem o universo da iluminação cênica, simbologia das cores na concepção de um espetáculo de dança, concepção de cenas a partir de possíveis linhas dramatúrgicas, e, prática com equipamentos de iluminação para a criação de efeitos e de cenas.

Serviço 2:
O quê: Workshop Frágil
Quando: 26 de agosto de 2017, 9h às 12h (figurino com Karin Serafin) e 14h às 17h (trilha sonora com Dimi Camorlinga)
Onde: Art Fitness Studio, Rua Itaiópolis 257, bairro América, Joinville.
Quanto: Gratuito. Inscrições através do email: fragildanca@gmail.com
Sobre: FigurinoOs participantes serão convidados a conhecer os trabalhos que a figurinista participou, os motivos e circunstâncias com que cada um dos trabalhos foi desenvolvido, para que através deste compartilhamento de experiência possa se discutir sobre roupa, o ambiente para o qual ela é criada e sobre como um figurino define um território ao mesmo tempo que é definido pelas pessoas, sons e o próprio ambiente que ele esta inserido.
Trilha sonora: O desafio de pensar e criar o som para a dança contemporânea se coloca no momento de perceber o que de fato essa dança propõe. Dessa forma a oficina tende a não apenas pesquisar procedimentos de criações sonoras, mas encontrar formas de escuta que ajudem a estabelecer uma relação mais consciente entre o som e a cena. Serão abordados alguns procedimentos e maneiras de interação com os materiais presentes em cena (seja o corpo do bailarino, objetos cenográficos ou figurino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos saber que você passou por aqui!
Bjs Andréa e Fê.